País tem mais de 50% do mercado latino-americano de tecnologia da informação, diz técnico da Serpro

04/04/2006 - 19h33

Milena Assis
Da Agência Brasil

Brasília – O supervisor de Tecnologia do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Luis Gustavo Loyola, que coordena a 5ª Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público (Mostra TIC), disse hoje (4) que, apesar de o Brasil não ter "uma parcela significativa" no setor, já tem se colocado "melhor" nesse mercado.

"Somos a maior fatia dentro do mercado da América Latina, acima de 50%", informou, ao acrescentar que o país está aumentando o investimento em tecnologia de ponta e já começa a prestar serviços para o exterior. "Estamos começando a ser vistos como a Índia e países asiáticos, como um possível país para desenvolvimento de aplicativos", disse, em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia.

A mostra começou hoje com o tema Inovações para um Brasil Transparente. O evento, que termina na quinta-feira (6), pretende apresentar as ações de tecnologia de informação e comunicação dos órgãos do governo. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem, entre gestores de tecnologia da informação, empresas de comunicação, fornecedores, estudantes e professores.

De acordo com Loyola, representantes de países latino-americanos também vão participar do encontro. "Esses países, membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), vão participar de toda a mostra para ver as soluções e o potencial que o Brasil tem".

Na opinião dele, o seminário pretende mostrar que a transparência não se resume ao combate à corrupção. "O governo pode ser transparente em ações e em serviços para que o cidadão não só disponha de serviços para cumprir direitos, como pagar impostos pela internet, como também em serviços que possam ser direitos dele", ressaltou. "Melhorar um serviço de saúde, como buscar uma informação, são exemplos", acrescentou.