Oposição vai apresentar voto separado e, governistas, substitutivo ao relatório da CPI dos Correios

04/04/2006 - 11h56

Jansem Campos
Repórter da Agência Brasil

Rio - O relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios deve ser votado hoje (4). Parlamentares oposicionistas e governistas chegaram ao Congresso preparados para o debate. A oposição vai apresentar voto em separado para incluir o nome do presidente Lula no suposto esquema ilegal de compra de votos.

A base do governo, por sua vez, levará para a reunião um relatório substitutivo, propondo mudanças no texto no que se refere à existência do "mensalão". Segundo o deputado Maurício Rands (PT-PE), o substitutivo da bancada petista incorpora 90% do texto elaborado pelo relator da CPMI, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), e faz algumas alterações.

"Quando a oposição diz que houve mensalão no sentido de que o repasse para a base aliada era vinculado à votação dos projetos do governo, isso não tem comprovação. Mas se disser que o mensalão seria pagamento de dinheiro ilegal para parlamentares, então a CPI encontrou seu resultado", afirmou Rands, em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.

O voto em separado da oposição busca responsabilizar o presidente Lula pelas supostas irregularidades. "O relatório não é absolutamente contundente naquilo que de fato o texto diz, que o presidente sabia. Talvez isso tivesse que ficar mais claro", defendeu o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), também em entrevista à Rádio Nacional.

O prazo para a aprovação de um texto conclusivo da CPMI dos Correios termina na próxima segunda-feira (10).