Operação Tapa-Buracos já realizou 43% do planejamento, segundo Lula

04/04/2006 - 16h45

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a rebater as críticas à Operação Tapa-Buraco, programa emergencial de recuperação das estradas brasileiras. "Eu era criticado porque estava esburacado. Quando eu resolvi tapar os buracos, então, disseram que não valia aquela operação. O dado concreto é que nós de janeiro até agora já fizemos 43% das coisas que nós nos comprometemos", disse.

Segundo ele, o volume de recursos investidos atualmente é inédito. O Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas Estradas (Petse), conhecido como Operação Tapa-Buracos, tem R$ 417,5 milhões para realizar as obras. Em fevereiro, com um crédito extraordinário, dos 237 contratos, 30 receberam mais recursos, sendo que 23 referem-se aos contratos por dispensa de licitação e sete são de obras já licitadas.

Iniciada em 9 de janeiro, as obras incluem também intervenções como a recomposição de pequenos trechos contínuos, recapeamento, restauração de pavimento e da sinalização horizontal, além da recuperação de pontes. As operações tapa-buracos deverão ser concluídas em 90 dias, e as obras mais complexas, até o mês de agosto, segundo previsão do ministério.