Nova Iguaçu deve iniciar projeto-piloto para alcançar objetivos das Metas do Milênio

04/04/2006 - 18h37

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – Erradicar a pobreza e a fome, universalizar o ensino básico, combater doenças e promover a igualdade entre homens e mulheres. Essas são metas buscadas pela maioria das cidades do mundo e ratificadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). A partir de agora, Nova Iguaçu (RJ) e Belo Horizonte (MG) receberão apoio do organismo internacional e do Ministério das Cidades para atingir esses e outros objetivos até 2020.

Um acordo, assinado hoje (4) entre a ONU e a Prefeitura de Nova Iguaçu, permitirá a implantação de um projeto-piloto para mobilizar o município em torno do alcance das chamadas Oito Metas do Milênio. A cidade terá apoio técnico de uma ONG, que realizará os projetos junto com o município.

Segundo o oficial do Programa de Assentamentos Humanos da ONU para a América Latina, Alberto Paranhos, além de receber apoio para cumprir a meta, Nova Iguaçu funcionará como uma espécie de laboratório. A intenção é aprender com os erros e dificuldades enfrentadas por essas cidades para que isso não se repita em outras localidades.

"O processo é de criação de planos de ação até 2020, mas neste processo de criação nós queremos também aprender quais foram as dificuldades enfrentadas pelas cidades na formulação desses planos e na construção desses compromissos. São compromissos da cidade toda, tanto da prefeitura quanto a sociedade civil local e outros atores urbanos", afirmou.

Segundo Paranhos, para acompanhar o andamento do projeto-piloto haverá um mecanismo de monitoramento que permitirá à ONU acompanhar a implementação das ações na cidade a cada dois ou três anos. Além de Nova Iguaçu e Belo Horizonte, outras 360 cidades do mundo inteiro participarão do projeto-piloto das Metas do Milênio.