Missão Centenário anuncia início da operação que irá acompanhar pouso dos astronautas na Terra

04/04/2006 - 20h02

Flávio Dieguez*
Enviado especial

Moscou – Amanhã (5), no final da tarde, na Cidade das Estrelas, próximo a Moscou, o general russo Valery Korzun dará uma entrevista coletiva para falar sobre o resgate dos astronautas que deixam a Estação Espacial Internacional (ISS) e voltam à Terra na Soyuz TMA7.

Junto com o brasileiro Marco César Pontes, voltam à Terra os dois astronautas que fizeram parte da Missão 12 da ISS e estão no espaço há seis meses: o russo Valery Tokarev e o americano Willian McArtur. O general Korzun, segundo a assessora de imprensa da missão Centenário, Vera Canfran, é o comandante da equipe de resgate, responsável pelo acompanhamento da nave durante o pouso em terra firme – as naves russas não pousam no mar, como ocorria com as naves americanas, antes do ônibus espacial. O ônibus espacial pousa como um avião, enquanto as naves russas e as antigas naves americanas pousam de pára-quedas.

Imediatamente após o pouso, que deve ser realizado na cidade cazaquistanesa de Arcalic, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Baikonur, bem próximo da fronteira com a Rússia, a equipe de resgate vai retirar os astronautas da Soyuz, um por um. De acordo com a assessoria de imprensa da Nasa e da empresa russa Energia, os astronautas serão colocados em uma tenda médica portátil, instalada num terreno próximo, ainda durante o pouso, e ficarão sentados em cadeiras especiais reclináveis para serem examinados pelas equipes médicas russa, americana e brasileira. Marcos Pontes será examinado por seu médico, Luiz Carlos Luttis.

Nos minutos finais do pouso, ainda de acordo com as assessorias de imprensa, o local será patrulhado por helicópteros militares russos, que vão sobrevoar o ponto de descida até que a cápsula de pouso toque o chão. Nesse momento, os helicópteros também irão pousar e desembarcar os médicos e membros da equipe de resgate.

Os astronautas também terão a oportunidade, nesse momento, de se readaptar à gravidade. Duas horas depois do pouso, eles embarcam nos helicópteros militares, que os levarão a um local não especificado, no Cazaquistão. Finalmente, embarcam em um avião militar russo para Moscou.

*A viagem do enviado especial Flávio Dieguez é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.