Ministro diz que TV digital pode começar a funcionar comercialmente ainda neste ano

04/04/2006 - 13h40

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou hoje que TV digital pode começar a funcionar comercialmente ainda neste ano. "A nossa previsão, em janeiro, era para setembro. Como estamos em abril, então já empurramos esse cronograma para, no mínimo, novembro ou começo de dezembro".

Sobre as condições da indústria brasileira de produzir o equipamento necessário para que a população tenha acesso à TV o ministro disse que é preciso estar com o padrão definido, com o modelo encaminhado, os transmissores funcionando e os terminais de acesso no mercado. Segundoe ele, nem mesmo os terminais representarão problema.

"Temos certeza de que podemos fazer e entregar no mercado, 10, 20, 30, 1 milhão de terminais de acesso rapidinho. A dificuldade é vencer essa primeira etapa, na qual temos que definir (o padrão) e tomar algumas decisões".

Costa participou hoje (4) de reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade). Ele e o ministro Paulo Vanucchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, assinaram portaria que abre consulta pública sobre a instituição do Programa de Atendimento às Pessoas com Deficiência e utiliza recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O programa é voltado para a inclusão digital de pessoas com deficiência.