Ministro diz que denúncia anônima culminou no desmanche do maior caso de corrupção de sua gestão

04/04/2006 - 17h20

Aécio Amado
Repórter da Agência Brasil

Rio – O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, esteve na Superintendência da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, e disse que esse é o maior caso de corrupção apurado até agora durante sua gestão no ministério.

O esquema de corrupção na Delegacia Regional do Trabalho, no Rio de Janeiro (DRT/RJ), envolve 43 auditores fiscais do trabalho, 23% do quadro de auditores lotados no órgão. O esquema foi desmontado hoje (04) em uma operação da Polícia Federal que prendeu, até o momento, 54 pessoas.

Segundo Luiz Marinho, os trabalhadores e o erário público foram as maiores vítimas das fraudes cometidas pelos auditores e servidores administrativo da DRT/RJ. Ele revelou que esse esquema de corrupção é antigo dentro da DRT/RJ, e foi graças a uma denúncia anônima que, em 2003, a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério do Trabalho e a Procuradoria Geral da República, começou a investigação que culminou nas prisões de hoje.

Ele anunciou que pretende realizar concurso para auditores fiscais do trabalho para reforçar a DRT/RJ, que ficou desfalcada com um número grande de auditores acusados de envolvimento nas fraudes trabalhistas. "Temos um concurso em andamento, para auditores fiscais. E vamos reforçar o time aqui, no estado do Rio de Janeiro, para recolocar a casa em ordem", disse.