Lula pede que indústria da construção invista no mercado internacional

04/04/2006 - 14h29

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao participar da abertura da Semana Internacional da Construção e da Iluminação, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (4) que a construção civil brasileira não pode continuar acanhada. O presidente defendeu que os empresários conquistem o mercado internacional tanto de obras, quanto de materiais de construção.

Segundo ele, o país já conquistou espaço no exterior com o carnaval, o futebol e com a exportação de vários produtos primários e alguns manufaturados. Lula acrescentou que empreiteiras também já têm vencido diversas concorrências internacionais.

"Agora, eu acho que falta a gente entrar com a indústria da construção civil brasileira em mercados que precisam de materiais de qualidade a preços acessíveis", disse. "Nisso também o Brasil pode se transformar em um país imbatível."

Para destacar que é necessário buscar espaço no mercado externo, Lula disse que "quem não se comunica se trumbica", citando o apresentador de rádio e televisão Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

"A gente [governo] pretende ser sócio, parceiro, cúmplices para que a gente possa dinamizar o setor da construção civil brasileiro em outros países do mundo", afirmou. O presidente lembrou que na sua primeira viagem a países do Oriente a promoção de uma feira pelo governo federal resultou na quase duplicação do comércio brasileiro com a região.