Gil discute em Londres projetos para o Centro Internacional de Economias Criativas

04/04/2006 - 21h51

Ana Larissa Albuquerque
Da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o ministro adjunto das Relações Exteriores do Reino Unido, David Triesman, discutiram hoje (4), em Londres, idéias para o Centro Internacional de Economias Criativas (CIEC), cuja criação já havia sido definida em acordo de cooperação assinado por eles.

Segundo a assessora de Assuntos Internacionais do Ministério da Cultura, Nazaré Pedroza, entre os projetos discutidos hoje está "a possibilidade de instituir bolsas de estudos de ensino superior e assim criar profissionais que saibam lidar com a diversidade da economia de cultura". Ela lembrou que agora falta um decreto para a criação do Centro.

As indústrias de criatividade produzem e distribuem bens e serviços baseados em textos, símbolos e imagens. Elas formam um grupo diferente de atividades, combinando talento criativo, técnicas e tecnologias avançadas. As principais atividades são música, áudio-visual, incluindo filmes e TV, software, videogames, publicações e radiodifusão.

De acordo com o Banco Mundial, essas indústrias já contribuem com até 7% do PIB (Produto Interno Bruto) Global e a previsão para os próximos anos é de taxa média de crescimento de 10%.