Fórum discute no Sul direitos e deveres dos governos

04/04/2006 - 21h01

Porto Alegre, 4/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - A 19ª edição do Fórum da Liberdade foi encerrada hoje (4) com debate sobre O Poder no Brasil: Quais os Direitos e Deveres do Governos. Promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio Grande do Sul, o encontro foi marcado pela participação de mais de 5 mil pessoas, que acompanharam palestras sobre reformas políticas e econômicas, e uma dedicada às questões estaduais.

O economista Hernando de Soto defendeu a importância do respeito às leis e a redução da impunidade, "para a construção de uma sociedade com menos desigualdades" e lembrou que a corrupção "está presente em todos os países", em sua palestra sobre Os líderes e o Estado de que precisamos. Já Carlos Sabino, especialista em história da América Latina, destacou as dificuldades enfrentadas pelos governos no continente, "pois o processo de reforma política tem sido complicado e lento". E acrescentou: "As pessoas estão cansadas de tanta corrupção e almejam um sistema de segurança e com solidariedade";

Ganhador do prêmio Nobel de Economia em 1993, Douglas North criticou em sua palestra a busca de monopólios ou privilégios no mundo dos negócios: "Nem nos países em que os mecanismos de mercado funcionam melhor, como os Estados Unidos, conseguiram o grau de separação que considera ideal entre negócios e política".

Outros palestrantes desta edição do encontro, iniciada ontem (3), foram Alejandro Chafuen, presidente da Atlas Economic Research Foundation dos Estados Unidos; Carlos Sabino, especialista na história política, econômica e social da América Latina; Cristián Larroulet, diretor da organização não-governamental Libertad y Desarrollo, do Chile; Denis Rosenfield, consultor de análise política; e o diretor e economista sênior do Fraser Institute, do Canadá, Niels Veldhuis.