Feira da Construção reúne mais de 800 expositores de 10 países

04/04/2006 - 13h18

Marli Moreira e Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Mais de 800 expositores de dez países são esperados para a Semana Internacional da Construção e Iluminação, na Feicon 2006 (Feira Internacional da Indústria da Construção) e no Salão Internacional da Construção.

A abertura dos eventos, hoje (4), conta com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, das Cidades, Márcio Fortes.

Segundo os organizadores, a Feicon é o maior evento da construção civil da América Latina e este ano reúne duas mostras paralelas. No pavilhão de Exposições do Anhembi, uma das alas traz expositores de artigos para cozinhas, banheiros e cerâmicas vermelhas.

Já no Pavilhão da Expo Center Norte, na mesma região da capital, acontece a Feira Internacional da Indústria de Iluminação. De acordo com os organizadores, a semana deverá reunir cerca de 2.500 lançamentos, o volume de negócios poderá ultrapassar o total do ano passado, que foi de R$ 320 milhões.

O público esperado para os eventos até sábado (8) é de 170 mil visitantes. Além da mostra das novas tendências de materiais e de artigos para a construção civil, o megaevento inclui o 5º Congresso Brasileiro de Material de Construção.

O governo federal tem procurado estimular o setor da construção civil através de medidas medidas de incentivos fiscais e liberação de recursos. Um exemplo é a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 11 itens e a redução desta alíquota em outros 16 produtos.

Além dessas medidas tomadas com o objetivo de baratear os preços e, com isso, reduzir o custo das moradias, o governo também ampliou o volume de recursos para os financiamentos imobiliários, o que deverá estimular o setor de materiais de construção.

Ao longo deste ano, está prevista a liberação de mais de R$ 20 bilhões, tanto para habitações populares quanto para a classe média.