Estratégia da Petrobras é produzir petróleo e gás, afirma Sérgio Gabrielli

04/04/2006 - 13h53

Cristiane Ribeiro
Enviada especial

Belo Horizonte - O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, reiterou hoje (4) na capital mineira que a estratégia da estatal é ser produtora de petróleo e gás e não ficar na condição de prestadora de serviços. Ele garantiu que para firmar a posição da companhia há a disposição de estabelecer todas as parcerias possíveis.

Gabrielli comemorou a retomada das negociações com o governo da Bolívia para encontrar uma solução sobre o futuro da Petrobras naquele país diante da nacionalização das reserves naturais de gás e petróleo.

"Temos uma missão técnica que está prevista de chegar ao Brasil nos próximos dez dias e nós vamos fazer as conversas no nível técnico. Não vamos discutir pela imprensa. As discussões serão com a YPFB (a estatal boliviana) e o Ministério de Hidrocarbonetos da Bolívia", destacou.

O presidente da Petrobras disse, ainda, que a estatal nunca mudou sua posição em relação à Bolívia e que o objetivo é aumentar os investimentos naquele país para garantir o fornecimento de gás a longo prazo para o mercado brasileiro. "Por isso estamos tentando acelerar o processo de negociação com a Bolívia".

Gabrielli participa da 47ª Reunião Anual dos Governadores do BID. O encontro reúne até amanhã (5) na capital mineira cerca de 15 mil representantes dos 47 países acionistas da instituição.