Demora para aprovar orçamento pode prejudicar investimentos na educação, diz Lula

04/04/2006 - 16h28

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A demora na aprovação do orçamento da União para este ano pode prejudicar os investimentos na educação brasileira, alertou hoje (4) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, durante discurso para empresários da construção civil.

"Se o orçamento tivesse sido votado, já teríamos colocado mais R$ 4,3 bilhões na educação brasileira, com o Fundeb. Como o orçamento não foi aprovado, não colocamos quatro meses desse dinheiro na educação brasileira", disse.

O próprio Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que prevê a ampliação de investimentos na área, ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional. Lula lembrou de outro projeto que também aguarda votação: a lei geral da micro e pequena empresa.

Segundo o presidente, o atraso na votação de projetos prioritários para o país é provocado pelo fato de 2006 ser ano eleitoral – e existir o pensamento de que o atraso nas obras prejudicaria o governo. "Não está prejudicando o governo. Isso prejudica a sociedade brasileira, prejudica esse país", disse.

A expectativa de Lula é que o orçamento seja votado ainda esta semana. Lula disse aceitar a disputa política, desde que a votação não seja interrompida. "As pessoas podem brigar, falar mal do governo, não tem problema, mas votem", pediu. "Vamos fazer a lição de casa e depois fazer a política de xingamento, não tem nenhum problema, todos nós estamos habituados a isso. O que não pode é as coisas importantes não serem votadas".