CPI dos Correios cria comissão para tentar chegar a um relatório de consenso

04/04/2006 - 20h32

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Parlamentares da base do governo e da oposição que integram a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios decidiram criar uma comissão de sistematização para tentar, até amanhã, criar um relatório de consenso. A decisão foi tomada hoje, em um encontro que contou com a mediação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Hoje, o PT divulgou relatório substitutivo com alterações que pretende fazer ao relatório de Osmar Serraglio (PMDB-PR). Após a reunião com Calheiros, Serraglio afirmou que existe uma "espinha dorsal" em seu relatório que não quer ver alterada.

Segundo o relator, nesta espinha dorsal está a constatação de que houve "mensalão" – repasse de dinheiro a parlamentares para que votassem de acordo com o interesse do governo. Outro ponto é o de que a empresa Visanet seria uma das financiadoras do esquema de corrupção, operado pelo empresário Marcos Valério de Souza. "Se for o caso vamos para o voto", disse Serraglio.

O relator admitiu que, em algumas partes de seu relatório possa ter emitido "juízos de valores" que, no seu entender, poderão ser revistos. "Eu tenho a obrigação democrática de ouvir tudo que está sendo posto", acrescentou. Pelo que foi acertado no gabinete de Renan, tudo que for consenso entre governistas e oposição será incorporado ao relatório de Serraglio. Os temas que não forem consensuais serão colocados em votação como destaques ou emendas, informou o sub-relator José Eduardo Cardozo (PT-SP).

A comissão de sistematização será composta pelo presidente da CPMI, senador Delcídio Amaral (PT-MS); do relator, deputado Osmar Serraglio; e dos sub-relatores Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), Eduardo Paes (PSDB-RJ), José Eduardo Cardozo (PT-SP) e Maurício Rands (PT-PE). O objetivo é colocar em votação amanhã, às 16 horas, do relatório de Osmar Serraglio com eventuais alterações que sejam consensuadas.