Congresso deve decidir nesta semana se convoca ministro da Justiça, diz Aldo

04/04/2006 - 16h56

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse hoje (4) que o Congresso Nacional deve decidir ainda nesta semana sobre a convocação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Partidos da oposição entraram com dois requerimentos no Congresso Nacional para que Bastos seja convocado a prestar esclarecimentos sobre a quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

Isto porque assessores do ministro da Justiça foram à casa do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci no dia em que um extrato da conta bancária do caseiro foi entregue pelo ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso a Palocci.

De acordo com Aldo, os líderes dos partidos vão discutir, durante reunião, quais requerimentos irão a plenário para, então, serem votados. "A prerrogativa do Congresso de convocar ou convidar um ministro de Estado para prestar esclarecimento sobre assunto do Congresso é constitucional e regimental", enfatizou Aldo.

Ele disse que Bastos é "um advogado respeitado, não só profissionalmente, e um ministro que angariou respeito político de toda a população". Aldo esteve no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para participar do lançamento da Agenda Legislativa do Advogado para 2006.