BID vai alterar regras e ampliar oportunidade de financiamento a empresas privadas

04/04/2006 - 18h54

Cristiane Ribeiro
Enviada especial

Belo Horizonte - As empresas privadas terão mais chances de concorrer a financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A instituição, que hoje destina somente 3% dos recursos disponíves para a iniciativa privada, vai alterar regras e oferecer os 10% já previstos na estrutura do banco. O presidente do BID, Luis Alberto Moreno, considerou hoje (4) a medida como o maior avanço conquistado na 47ª Reunião dos Governadores do banco, que se realiza até amanhã (5).

Moreno informou que "a carteira do banco para a iniciativa privada será ampliada para setores da economia ainda não contemplados". Atualmente, explicou, os empréstimos são concedidos apenas para projetos de infra-estrutura e na área de comércio. Ele destacou que as parcerias público-privadas vão ajudar na liberação de financiamentos para as empresas.

De acordo com o presidente do BID, as deliberações da reunião serão listadas em um resumo, que deverá conter as estratégias para o desenvolvimento da América Latina. Entre elas estão o perdão da dívida de Haiti, Bolívia, Honduras, Guiana e Nicarágua; os financiamentos em moeda local; a ampliação dos investimentos em infra-estrutura e para o setor privado; e uma proposta de reestruturação do banco, com o objetivo de torná-lo menos burocrático, dando mais autonomia para os escritórios nos países acionistas.

Desde o dia 29 de março, cerca de 13 mil pessoas, entre ministros de Estado e representantes dos 47 países acionistas do BID estão reunidos no Centro de Convenções Expominas, discutindo o futuro da América Latina. O uso de energia limpa, os desastres naturais e a inclusão dos jovens nas políticas do banco também foram abordados nas reuniões preparatórias e nas sessões plenárias.