Abin não realiza investigações de cunho pessoal, diz Gabinete de Segurança Institucional

04/04/2006 - 20h57

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou, há pouco, nota afirmando que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não realiza investigações de cunho pessoal.

Segundo a Assessoria de Comunicação Social do GSI, a nota refere-se a matéria publicada na edição de hoje (4) do jornal O Estado de S. Paulo intitulada: "Palocci pediu que arapongas espionassem caseiro". De acordo com a matéria, o ex-ministro da Fazenda teria pedido ao chefe do GSI, ministro Jorge Félix, que colocasse a área de inteligência do governo para descobrir quem estaria querendo "prejudicá-lo", supostamente incentivando o caseiro a fazer as denúncias.

A nota esclarece que a Abin, vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional, em razão dos seus dispositivos legais, tem suas atividades voltadas "exclusivamente" para a produção de conhecimentos relativos à segurança da sociedade e do Estado brasileiro.

Ainda de acordo com a nota, o ministro Jorge Félix comparecerá amanhã (5) ao Congresso Nacional, a convite do presidente da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência (CCA), deputado Alceu Collares (PDT-RS). O general deve falar sobre assuntos ligados à atividade de Inteligência.