Sobe para 20 número de propriedades ocupadas por agricultores em Pernambuco

03/04/2006 - 15h21

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife – Com a ocupação, durante o final de semana, de mais duas propriedades rurais no município de Panelas, no agreste de Pernambuco, subiu para 20 o número de acampamentos montados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) desde o dia 8 de março. Não houve, até o momento, reação por parte dos proprietários das terras.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Agrário da entidade, Júnior Lira, as ações, que integram a jornada de luta por terra, vão continuar até que cinco mil famílias sejam colocadas em mais 20 fazendas e engenhos do estado. "Queremos chamar a atenção do governo federal sobre as dificuldades que os trabalhadores rurais sem terra estão enfrentando para sobreviver", disse. "Nossa idéia é mostrar também que a Superintendência do Instituto de Colonização e Reforma Agrária em Pernambuco não cumpriu 10% da meta de assentar 21 mil famílias nos últimos três anos", acrescentou.

Ele lembrou que no município de Pombos, também em Pernambuco, existe uma área reivindicada pelo movimento há quatro anos. "É a Fazenda Cachoeira, de 1.220 hectares, que está improdutiva", indicou.

.