"Queremos sócios e não patrões dos nossos recursos", afirma Evo Morales

03/04/2006 - 14h53

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Belo Horizonte (MG) – O presidente da Bolívia, Evo Morales, participou hoje (3) da abertura da 47ª Reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao discursar, ele defendeu que os países da América Latina e do Caribe tenham parceiros interessados em investir e, não, em saquear os recursos naturais.

"Queremos sócios e não patrões dos nossos recursos naturais", disse Morales. Para ele, os acordos comerciais precisam beneficiar os pequenos empresários e agricultores, sem eliminar os mercados internos.

De acordo com o presidente da Bolívia, o país passa por uma refundação, disposto a sair do estado colonial: "Haverá uma revolução democrática e cultural, com base nos povos nacionais. Não somos vingativos e rancorosos. Mas fomos vítimas de processos que massacraram o povo."

Em entrevista ontem (2), o secretário especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse que o Brasil vai respeitar a decisão do governo boliviano de nacionalizar as reservas de gás e petróleo.

Segundo ele, o que não está claro para o Brasil são as garantias que a Bolívia dará à Petrobras e a outras empresas que têm investimentos na exploração de gás e petróleo naquele país.

A questão foi discutida em café-da-manhã que reuniu Garcia, o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, o subsecretário para Assuntos da América Latina, José Eduardo Martins Felicio, e o presidente da Bolívia, Evo Morales.