Presidente da Onip diz que encomenda de petroleiros para Venezuela incentiva indústria brasileira

03/04/2006 - 19h57

Rio, 3/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloi Fernandez y Fernandez, afirmou hoje (3) que a possibilidade de a estatal venezuelana de petróleo PDVSA encomendar navios petroleiros aos estaleiros do Brasil é "excelente para a indústria naval brasileira" e "que estamos todos tentando que isso se concretize".

Fernandez disse não acreditar que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tenha se arrependido da decisão devido ao vazamento da informação pelo presidente do Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval), Ariovaldo Rocha. "Acho que essas coisas fazem parte do processo. A torcida de todos é para que isso (a encomenda) venha de fato a acontecer", acrescentou.

Na avaliação geral das empresas de construção naval, a disposição do presidente venezuelano de encomendar 36 navios de grande porte a estaleiros brasileiros é um bom sinal da retomada da indústria e poderá dar mais competitividade ao setor. Para os representantes da indústria, a estatal PDVSA precisa de frota e os brasileiros, de investimentos.

O valor dos 36 petroleiros que seriam encomendados pela PDVSA totaliza US$ 3 bilhões, enquanto os 42 petroleiros que integram o programa de modernização da frota do sistema Petrobras custarão US$ 1,9 bilhão. Da atual frota de 120 navios de grande porte da estatal brasileira, apenas 47 são próprios – o restante é afretado.