Polícia Federal confirma depoimentos de assessores do Ministério da Justiça

03/04/2006 - 13h19

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Assessoria de Imprensa da Polícia Federal confirmou hoje que o secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Daniel Goldberg, e o chefe de gabinete do Ministério da Justiça, Cláudio Alencar prestaram depoimento ontem voluntariamente em Brasília.

De acordo com a assessoria, apenas Daniel Goldberg foi chamado à casa de Palocci, mas, como não dominava assuntos da Polícia Federal, pediu a Cláudio Alencar que o acompanhasse. Os dois afirmaram ao delegado Rodrigo Carneiro Gomes que no dia 16 de março estiveram na casa do então ministro da Fazenda, Antonio Palocci e conversaram sobre dois assuntos. O primeiro foi a possibilidade de fazer com que a PF passasse a comandar as investigações sobre as denúncias de corrupção na Prefeitura de Ribeirão Preto.

O segundo assunto era se a PF poderia instaurar investigação contra o caseiro Fracenildo Santos Costa. Os depoentes afirmaram que Palocci não mostrou os extratos bancários do caseiro, mas lhes disse que tinha informação de que havia dinheiro na conta de Francenildo incompatível com a renda dele.

Sobre o primeiro assunto, os depoentes teriam respondido a Palocci que iriam estudar um instrumento jurídico para levar as investigações de Ribeirão Preto para o Supremo Tribunal Federal. Sobre o segundo assunto, no primeiro momento os depoentes afirmaram que não tinham como investigar o caseiro sem provas de seus depósitos bancários. No dia seguinte à conversa, eles chegaram a fazer uma consulta e confirmaram que sem provas do saldo não haveria como investigar o caseiro.

Segundo a Policia Federal, os depoentes também confirmaram ter visto o ex-assessor de comunicação do Ministério, jornalista Marcelo Netto, na casa de Palocci. A PF já expediu intimação para o jornalista na última sexta-feira , mas ainda não o localizou.

A informação sobre Marcelo Netto reforçou o depoimento do motorista Francisco Chagas da Costa, na última sexta-feira. Ele afirmou que viu na garagem da casa de Palocci um carro do mesmo modelo do que o jornalista usa.

A assessoria de imprensa da PF informou também que os depoentes disseram que se reportaram ao ministro Marcio Thomaz Bastos sobre o teor da conversa que tiveram na casa de Palocci. Ele disseram ainda na PF que o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, esteve na casa de Palocci na mesma noite em que conversaram com o ex-ministro.

Segundo a assessoria, Mattoso deve ser chamado para depor novamente na Policia Federal. A PF informou que fez contato com o advogado de Mattoso e ele informou que seu cliente está à disposição para voltar a prestar esclarecimentos.