Plano de segurança para o Pan no Rio prevê investimento de R$ 385 milhões

03/04/2006 - 20h39

Rio, 3/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Justiça apresentou hoje (3) um plano de segurança para os Jogos Pan-Americanos de 2007, que se realizarão na cidade. Segundo o ministro Márcio Thomaz Bastos, serão investidos até o ano que vem R$ 385 milhões em projetos como o reaparelhamento das polícias do Rio, o incentivo para que as próprias comunidades carentes resolvam seus conflitos e a inclusão de moradores dessas localidades ao evento esportivo.

De acordo com Bastos, o objetivo é usar o Pan no Rio para melhorar a segurança pública do estado. "Estamos usando a realização dos Jogos como pretexto para armar uma tessitura de segurança naquilo que diz respeito à prevenção e à repressão, de modo que esses investimentos, terminado o Pan, continuem aqui, incorporados à segurança do Rio", afirmou.

Entre os projetos que estão sendo implantados ou que serão implementados até os Jogos destacam-se a capacitação de 10,4 mil jovens em situação de risco com aulas de inglês e espanhol, para atuarem como voluntários, a atenção a 400 crianças de rua e o atendimento a 200 famílias que tenham conflitos internos.

Também estão previstas a implantação de núcleos para mediação pacífica de conflitos em oito comunidades, a criação de um policiamento comunitário nas áreas do Complexo da Maré e do Alemão e a atuação do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública, que hoje conta com 6.437 policiais de vários estados.

A segurança dos Jogos Pan-Americanos de 2007 será coordenada por um Gabinete de Gestão Integrada (GGI), formado por órgãos dos governos federal e estadual, e contará com o apoio das polícias Militar, Civil e Federal, além do apoio logístico das Forças Armadas e da Guarda Municipal.