Plano contra gripe aviária está pronto, diz secretário de Defesa Agropecuária

03/04/2006 - 19h19

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Fortaleza – O governo já tem pronto o Plano de Contingência, Prevenção e Controle para a Influenza Aviária, elaborado por um grupo de técnicos dos ministérios da Saúde, da Agricultura e do Meio Ambiente, em parceria com a iniciativa privada. A informação foi dada hoje (3) em Fortaleza pelo Secretario de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel.

De acordo com o secretário, já existe um processo normal de monitoramento das aves migratórias, junto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e universidades. Ele explicou que o Brasil tem 42 lugares onde essas aves se instalam durante a migração. Em todos eles, disse, foram feitos exames para detectar a presença do vírus da chamada gripe do frango, doença oficialmente chamada de influenza aviária.

"Foi feita a sorologia em 105 cabeças de aves e não identificamos anticorpo ou mesmo uma estrutura viral que pudesse indicar a tendência desse vírus no Brasil, felizmente", disse o secretário.

Segundo ele, o Ministério da Agricultura tem reforçado a fiscalização de portos, fronteiras internacionais, aeroportos, considerados portas de entrada para determinado vírus. "Adquirimos agora cinco detectores de matéria orgânica, e estamos atuando também com a Receita Federal para escanear as bagagens que entram no país, na tentativa de identificar algum produto in natura ou resíduos em condições de trazer o vírus", explicou.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, o Plano de Contingência, Prevenção e Combate à Influenza Aviária deve ser anunciado ainda está semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele participou hoje da abertura da 38ª Reunião do Comitê do Codex sobre Resíduos de Pesticidas (CCPR) das Nações Unidas.