Ministério da Educação quer traçar perfil da educação básica no país

03/04/2006 - 17h15

Daniel L’acosta
Da Voz do Brasil

Brasília - O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (3) os dados referentes ao Projeto Presença. Nos últimos seis meses, por meio do programa, foram cadastrados mais de 43 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e privada de ensino. Também foram reunidas informações de mais dois milhões de professores em todo o Brasil.

O objetivo do programa é traçar o perfil da educação básica no país. Segundo a assessoria do MEC, dentre os mais de cinco mil municípios brasileiros, apenas 33 deixaram de informar os dados sobre seus alunos e professores.

A expectativa é que o cadastro permita acompanhar a trajetória e a freqüência escolar do aluno, o rendimento e o desempenho de cada estudante em avaliações como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). "Temos a segurança de, quando for concluído, o MEC terá uma radiografia completa do que se passa na educação básica muito melhor do que tem hoje", avaliou o ministro da Educação, Fernando Haddad. "Ou seja, vamos poder fazer um diagnóstico da educação básica do ponto de vista quantitativo e um acompanhamento qualitativo no sistema no que diz respeito ao desempenho e da freqüência escolar", acrescentou.

Segundo ele, além de evitar fraudes nos sistemas de educação, o cadastro também impedirá a dupla contagem de professores e alunos. O próximo passo deverá ser a implementação do Sistema de Acompanhamento de Freqüência Escolar (Safe), no qual os alunos da rede pública de ensino vão receber um cartão com numero de identificação para o controle da freqüência escolar.

De acordo com a assessoria do MEC, o primeiro Safe foi testado em março deste ano em Capão da Canoa (RS). A partir da segunda quinzena de abril, o sistema será testado em Rio Verde (GO), Parnamirim (RN), São Carlos (SP), Boa Vista (RR) e Gravataí (RS).