Mantega diz que ordem de reduzir gastos no governo continua

03/04/2006 - 21h31

Carolina Pimentel
Enviada especial

Belo Horizonte - O governo federal vai continuar a reduzir os gastos. Essa ordem será mantida, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em palestra hoje (3) na 47ª Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

"Essa filosofia de gestão já existia e vai continuar. Isso para fazer superávit e aumentar investimento, aliás, investimento do setor público", disse o ministro.

Mantega lembrou que, desde o início, o governo do presidente Lula vem cortando os gastos com custeio. Ele citou a ampliação das compras eletrônicas nos ministérios, que reduzem os gastos em até 40%, além da diminuição das despesas com passagens e diárias.

O ministro disse também que está em estudo a desoneração de alguns setores, como bens de capital e pequenas e médias empresas para dar mais dinamismo à economia.

A uma platéia de empresários e investidores de diversos países, o ministro detalhou as conquistas na economia brasileira e ressaltou que o novo ciclo de desenvolvimento do país foi alcançado devido três fatores: rigor fiscal, controle da inflação e redução da vulnerabilidade externa.