Lula assina termo de posse de nove novos ministros

03/04/2006 - 16h49

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de assinar os termos de posse, no Palácio do Planalto, de seus novos ministros. Ao todo, são nove: cinco deles vão ocupar o cargo definitivamente, até o final do governo, enquanto outros quatro assumem interinamente. Eles entram no lugar daqueles que deixaram o governo na semana passada para concorrer as eleições de outubro.

Dos nove substitutos, sete eram secretários executivos dos ministérios. São eles: Orlando Silva de Jesus Júnior, que assumiu o Ministério dos Esportes, no lugar de Agnelo Queiroz; Paulo Sérgio de Oliveira Passos, que assumiu a pasta dos Transportes, no lugar de Alfredo Nascimento; e Pedro Brito Nascimento, que substituiu Ciro Gomes no Ministério da Integração Nacional.

Os outros quatro secretários executivos que se tornam hoje (03) ministros são Altemir Gregolin, que assumiu a Secretaria de Aqüicultura e Pesca, no lugar de José Fritsch; Guilherme Cassel, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, no lugar de Miguel Rosseto; Jorge Agenor, que ficará à frente da pasta da Saúde, no lugar de Saraiva Felipe; e Jorge Hage, que acaba de assumir a Controladoria Geral da União, no lugar de Waldir Pires.

Pires saiu da Controladoria e assumiu o Ministério da Defesa no lugar de José Alencar, que continua na vice-presidência da República. No ministério das Relações Institucionais, Tarso Genro, ex-ministro da Educação no governo Lula e ex-presidente nacional do PT, assumiu o lugar de Jaques Wagner.

Os novos ministros escolhidos para ficar até o fim do governo são Orlando Silva Junior (Esportes); Paulo Sérgio de Oliveira Passos (Transportes), Tarso Genro (Relações Institucionais), Waldir Pires (Defesa), e Pedro Brito (Integração Nacional).

Os ministros escolhidos para ocupar as pastas interinamente são Altemir Gregolin (Aqüicultura e Pesca); Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário); José Agenor Álvares da Silva (Saúde) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União).

Antes de empossar os novos ministros, Lula se reuniu, no Palácio do Planalto, em separado, com alguns deles: José Agenor, Orlando Silva, Pedro Brito e Paulo Sérgio Passos.