Itamaraty firma convênio para estreitar relações com a Liga Árabe

03/04/2006 - 11h31

Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Brasil e a Liga Árabe deram mais um passo para estreitar suas relações econômicas, culturais, científicas, sociais e diplomáticas. O convênio define a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) como entidade que representa os 22 países da Liga Árabe para a formalização de acordos com o governo brasileiro. A assinatura do convênio foi publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de março.

Segundo o ministro Anuar Nahes, diplomata que assina o acordo como coordenador do Seguimento da Cúpula América do Sul - Países Árabes, o convênio é o primeiro no plano interno dentro do processo de estreitamento de relações. Ele prevê a CCAB como interlocutora para "a organização e financiamento de seminários, simpósios ou reuniões, bem como o desenvolvimento de projetos de interesse bi-regional nos campos do comércio, dos investimentos, do turismo, da cultura, da ciência e tecnologia, entre outros contemplados na Declaração de Brasília".

"A Câmara tem lastro, tem tradição no trato com os países árabes e se dispôs a colaborar", diz Nahes. "E para que isso fosse possível, pelos estatutos da Câmara, seria necessário haver um convênio com um órgão do governo, que desse a ela legitimidade para levar a cabo essa tarefa e foi isso que aconteceu com o convênio", explica.

Nahes cita como exemplo das parceiras já feitas o patrocínio da CCAB para a participação do Brasil no festival cinematográfico da Tunísia, em 2002. "Esse festival se chama Jornada Cinematográfica de Cartago e é o maior festival de cinema do mundo em desenvolvimento. Ela engloba países árabes, africanos e da Ásia Central e o Brasil foi convidado a participar como homenageado."

De acordo com comunicado da CCAB, o primeiro evento deste ano previsto pelo calendário do convênio será a Cúpula de Ministros da Economia da Liga Árabe e América do Sul, nos dias 25 e 26 de abril, em Quito (Equador). O evento é resultado da Cúpula de Chefes de Estado, realizada em maio de 2005 em Brasília. Estão previstas ainda ações como:

  • promoção de conhecimentos recíprocos na área da produção cinematográfica, como a Mostra de Cinema Sul-Americano, nos Festivais de Tunis e Cairo;
  • implantação de bibliotecas árabe e sul-americana na Argélia;
  • criação de uma biblioteca virtual;
  • edição de uma revista semestral em quatro línguas (português, árabe, espanhol e inglês);
  • viagens de professores e peritos e o lançamento de livros em co-edição das Bibliotecas Nacionais do Brasil e da Argélia.

    O presidente da CCAB, Antonio Sarkis Júnior, destaca que a câmara e o Itamaraty já trabalham para viabilizar uma nova participação no Festival Internacional de Cinema de Cartago (Tunis, julho-agosto), desta vez levando filmes também de outros países sul-americanos. "A Câmara está trabalhando junto com o ministério das Relações Exteriores para que sejam legendados para o árabe 4 ou 5 filmes brasileiros e alguns sul-americanos. Assim, a câmara poderia apresentá-los nos eventos que realizará nos países árabes", diz.