Gil pede mais agilidade a BID na avaliação de projeto que apóia iniciativas comunitárias

03/04/2006 - 19h19

Cristiane Ribeiro
Enviada especial

Belo Horizonte – O ministro da Cultura, Gilberto Gil, pediu hoje (03) ao presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, maior agilidade na apreciação do projeto que prevê recursos para iniciativas comunitárias feitas por jovens. Segundo Gil, o projeto foi enviado ao BID pelo Ministério da Cultura há cerca de um ano e até agora as negociações não avançaram.

Gil explicou que o projeto fortalece as iniciativas em áreas como música, dança e artesanato, em associação com micro e pequenas empresas. "A idéia é associar o empréstimo do BID com os nossos recursos para alavancar projetos de comunidades, projetos de desenvolvimento de atividades econômicas que estejam associados a dimensões culturais", explicou o ministro.

Atualmente o BID tem uma parceria com o Ministério da Cultura no projeto Monumenta, que prevê a conservação do patrimônio histórico.

Gilberto Gil participou em Belo Horizonte da abertura da 47ª Reunião Anual dos Governadores do BID. O encontro reúne cerca de 15 mil representantes dos 47 países acionistas da instituição até o próximo dia 5.