Fifa agradece ao governo brasileiro por apoio na campanha contra o racismo no futebol

03/04/2006 - 17h49

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira entregou hoje (3) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma carta enviada pelo presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter. Na mensagem, Blatter agradece o apoio do governo brasileiro na campanha contra o racismo no futebol mundial.

Teixeira disse que também conversou com Lula sobre a possibilidade de o Brasil ser sede da Copa do Mundo de 2014. Segundo Teixeira, o presidente voltou a defender a realização da copa no Brasil. "Ele acha que o Brasil, depois de 64 anos, terá condições de fazer uma Copa do Mundo e prometeu apoio para a realização do evento, porque o futebol brasileiro e o país merecem", afirmou o presidente da CBF. Teixeira informou, no entanto, que o assunto só será discutido depois da Copa da Alemanha.

Quanto à mensagem de agradecimento de Blatter, Ricardo Teixeira contou que, há três semanas, Lula enviou uma carta ao presidente da Fifa, pedindo providências para evitar o racismo nos jogos de futebol. Na audiência de hoje, o representante da CBF disse que informou ao presidente que sua carta foi lida e elogiada por Blatter durante a reunião do comitê executivo da Fifa.

"A Fifa elogiou porque Lula foi o único chefe de Estado que se preocupou em solicitar dela uma medida com relação ao racismo. Blatter me pediu, então, que trouxesse uma carta pessoal que ele enviou ao presidente Lula, juntamente com as medidas que a Fifa tomou para coibir o racismo", disse Teixeira.

Segundo Teixeira, a Fifa analisou várias das medidas punitivas sugeridas pelo presidente Lula na carta enviada a Blatter. "Uma delas é a que trata de casos de reincidência em racismo, pela qual o jogador pode ser punido com exclusão da competição e suspensão do clube ou do país onde ocorrer a manifestação", afirmou Teixeira.