Federação dos Aposentados e Pensionistas apóia fim da taxa para abertura de crédito

03/04/2006 - 13h35

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Quando fizerem um empréstimo no banco, aposentados e pensionistas não devem mais pagar a Taxa de Abertura de Crédito (TAC). Hoje (3), foi publicado no Diário Oficial da União, uma resolução do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) que extingue a cobrança. Para começar a valer, a medida tem de ser regulamentada por uma instrução normativa, que deve ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias, segundo o Ministério da Previdência.

Robson Bittencourt, presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais, acredita que a medida vem de encontro às reivindicações do setor, que estava ficando cada vez mais endividado. Bittencourt também apoiou a resolução por eliminar a TAC e qualquer outro tipo de taxa que possa aumentar os custos do aposentado e pensionista que pede empréstimo. "Com a eliminação da TAC, poderiam estar embutindo um outro tipo de taxa. Assim, a resolução deixa claro que não haverá outra taxa que possa comprometer ou aumentar os percentuais para empréstimo", destacou.

De acordo com o presidente da Federação, com o fim da taxa que era cobrada para abertura de crédito, o empréstimo será reajustado apenas conforme as taxas de juros. No Banco do Brasil, a taxa de abertura era de 3,5% e os juros variam entre 1,5% e 2,7% ao mês, de acordo com o prazo do financiamento, que vai de dois a 36 meses.