Eleição deste ano deve ser guiada pela ética, defende CNBB

03/04/2006 - 14h10

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Majella Agnelo, pediu hoje (3) que a população e os políticos sigam o caminho da ética nas próximas eleições. Ele participou, em Brasília, do lançamento da Campanha Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral cujo objetivo é receber e apurar denúncias de irregularidades durante as eleições em outubro próximo, nas quais serão escolhidos o Presidente da República, senadores, deputados e governadores estaduais.

"Voltemos à ética. Voltemos à moralidade das ações de governantes, dos legisladores e do próprio povo. Desejamos que sejamos norteados por princípios éticos, sem isso não é possível nem governo, nem progresso", afirmou dom Geraldo. Segundo ele, é fácil a humanidade sucumbir "às tentações pelo que é mais fácil", porém, o bispo ressaltou a importância do voto consciente. "Seu voto é muito importante. Seu voto não tem preço, tem conseqüências".

Na avaliação de Dom Geraldo Majella, esse é o momento do povo rever a atuação dos políticos do país. "Eu acho que é hora também de rever muito os nossos representantes, os legisladores. É preciso que eles tenham aquele testemunho de que realmente trabalharam. Se não foram executores de sua missão que eles sejam deixados de lado e não sejam reeleitos".

O presidente da CNBB deixou um alerta para os eleitores brasileiros. "Cuidado, olhe o passado recente e olhe o futuro. Queiram contribuir para uma renovação completa, de coração para que possamos promover o bem comum do nosso país".

Dom Geraldo informou que hoje, às 14h30, serão divulgadas as orientações que deverão ser seguidas pelas paróquias em relação às eleições deste ano. Na ocasião, serão expostos os sete princípios que devem ajudar nas discussões em torno dos princípios éticos eleitorais.