Brasil vai respeitar decisão da Bolívia de nacionalizar reservas de petróleo e gás, diz assessor

03/04/2006 - 14h07

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Belo Horizonte - O secretário especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse hoje (3) que o Brasil vai respeitar a decisão do governo boliviano de nacionalizar as reservas de gás e petróleo.

Segundo ele, o que não está claro para o Brasil são as garantias que a Bolívia dará à Petrobras e a outras empresas que têm investimentos na exploração de gás e petróleo naquele país.

A questão foi discutida em café-da-manhã que reuniu Garcia, o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, o subsecretário para Assuntos da América Latina, José Eduardo Martins Felicio, e o presidente da Bolívia, Evo Morales.

O encontro foi no Hotel Othon Palace, no centro da capital mineira, onde Morales está hospedado. O presidente boliviano participa da 47ª Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Garcia disse que ficou acertada uma reunião possivelmente nos próximos dez dias, no Rio de Janeiro, entre uma delegação do governo boliviano, o ministro Silas Rondeau, e o presidente da Petrobrás, Sergio Gabrielli, para discutir o assunto de forma técnica.

"Não vamos discutir essa questão pela imprensa e também não podemos substituir uma negociação técnica por uma conversa de critérios políticos. Nesta manhã fizemos uma discussão de natureza política, mas o seguimento dessa reunião será entre a Petrobras e os governos brasileiro e boliviano", disse Garcia. O assessor reiterou que não há clima de inimizade entre os dois países.