Biblioteca e portal científico são as primeiras iniciativas entre Liga Árabe e América do Sul

03/04/2006 - 11h32

Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A criação de uma biblioteca Árabe Sul-Americana e um portal na internet para intercâmbio entre pesquisadores do Brasil e dos países árabes são duas das primeiras iniciativas resultantes da Declaração de Brasília, da Cúpula de Chefes de Estado da América do Sul-Países Árabes, realizada na capital federal em 10 e 11 de maio do ano passado.

De acordo com o ministro Anuar Nahes, coordenador do Seguimento da Cúpula América do Sul - Países Árabes do Ministério das Relações Exteriores, a formação de uma biblioteca Árabe-Sul-Americana foi "o primeiro projeto de integração cogitado" nas reuniões de Seguimento da Cúpula.

Em 2 de setembro passado, o primeiro projeto da biblioteca, formulado por professores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi apresentado aos países participantes, numa reunião em Lima, Peru. Em novembro, nos dias 19 e 20, o projeto foi apresentado em Argel, no primeiro seminário sobre a biblioteca, no qual participaram os peritos.

Além de discutir a formação da biblioteca conjunta entre árabes e sul-americanos, a cúpula de ministros da cultura estabeleceu um plano para traduzir e publicar livros latino-americanos em árabe, a decisão de realizar na Tunísia um encontro anual de música das duas regiões, a necessidade de cooperação em cinema e outras artes e a criação de um centro de pesquisa sobre a América do Sul no mundo árabe.

Já o portal na internet, segundo Nahes, será produzido nos moldes das experiências semelhantes com os países do Mercosul. "Ele está sendo feito pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e a Agência Brasileira de Cooperação é que está financiando. Ele será um portal ativo, que permita aos peritos de ambas as regiões se falarem e trocarem artigos nas áreas de irrigação e regiões semi-áridas, para começar. Essas duas áreas de cooperação foram definidas por árabes e sul-americanos em Fortaleza e em Petrolina no âmbito da preparação da Cúpula de 2005", informou.

Segundo comunicado do IBICT, a criação do portal foi definida durante a aprovação da agenda comum, em reunião de altos funcionários dos dois blocos, que aconteceu no Cairo, em 24 e 25 de novembro de 2005. O processo abrangeu um encontro, na capital egípcia, entre o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o ministro da Educação Superior e pesquisa Científica do Egito, Amr Ezzat Salama. Além do intercâmbio nas áreas já citadas, de acordo com o IBCT, foi definida para o portal uma ênfase em informação e tecnologia da informação e o próprio funcionamento do portal com software livre.