Bancada do governo no Congresso discorda de convocação do ministro da Justiça

03/04/2006 - 21h33

Iolando Lourenço e Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que "não há clima" para uma convocação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para depor no plenário da Casa. "O plenário está com uma pauta extremamente sobrecarregada e existe um processo de investigação eficiente que está sendo conduzido pela Polícia Federal", afirmou o parlamentar. O líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM) apresentou, hoje (03), requerimento à Mesa Diretora para que Thomaz Bastos explique, em plenário, um possível envolvimento de dois assessores seus com a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.

Na opinião do líder do governo existem, no Senado, fóruns adequados para que o ministro possa prestar estes esclarecimentos. Acrescentou que, neste caso, o ideal é que Thomaz Bastos fosse convidado pelo Comissão de Constituição e Justiça. "O ministro, sempre que convidado no âmbito das comissões, tem comparecido", disse Mercadante.

O senador é contra uma possível convocação de Márcio Thomáz Bastos para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos. "Não tem que vir para a CPI, é totalmente fora do foco da investigação. Tudo que não diga respeito ao fato determinado, bingos e jogos, é ilegal", afirmou Aloízio Mercadante.

O líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), também criticou a proposta da oposição de convocar o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para depor na Câmara e no Senado sobre a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Segundo o líder, esse é mais um movimento da oposição de tentar desestabilizar o governo do presidente Lula. "Não há nenhum indício de qualquer ato ilegal, ou de quebra dos preceitos da boa gestão pública do ministro Thomaz Bastos. É evidente que ele não se envolveu em qualquer ato ilegal", disse.

De acordo com Fontana, tentar trazer o ministro da Justiça para depor na Câmara ou no Senado tem o propósito de criar um "factóide para tentar desestabilizar o governo. É o jogo do vale tudo, onde a oposição não mede esforços para desestabilizar o governo". Fontana informou que os aliados do governo vão cobrar mais responsabilidade da oposição para acabar com essa tentativa dos oposicionistas de desestabilizar o governo do presidente Lula a cada momento.