Astronauta diz ter gostado de executar os experimentos enviados por alunos do 1º grau

03/04/2006 - 21h02

Flávio Dieguez*
Enviado especial

Moscou – O astronauta Marcos César Pontes disse à assessora de imprensa da missão brasileira, Vera Canfran, que está executando bem os experimentos e que gostou, especialmente, dos experimentos escolares, de alunos do 1º grau de escolas municipais de São José dos Campos.

Segundo ela, que conversou com Pontes agora de noite, o motivo de ter achado interessante foi "porque eles serão os futuros cientistas do país". Perguntado pela assessora se ainda está dormindo no compartimento dos experimentos, teria afirmado que gosta de ver se tudo está correndo bem e que ainda acorda de madrugada para checar as experiências.

Canfran disse que hoje o médico do astronauta brasileiro, Luiz Cláudio Lutiis, divulgou um boletim no qual considera que o astronauta brasileiro está com excelente saúde.

Durante a coletiva de imprensa dos astronautas (às 18 horas de Moscou, 11 horas em Brasília), Marcos César Pontes tinha um aspecto "um pouco inchado", como todos os outros quatro astronautas que apareceram com ele.

"Isso é normal", afirmou o médico. "O inchamento se deve ao fato de que os líquidos do corpo tendem a ocupar o corpo todo quando se está no espaço. Na Terra, a gravidade puxa os líquidos para baixo", explicou.

Vera relatou também a conversa de Pontes com radioamadores brasileiros. Segundo ela, o astronauta teria tido uma sensação muito boa. "É bom poder conversar e ao mesmo tempo olhar para meu país, onde estão pessoas da mesma língua e da mesma cultura que eu", teria dito Pontes.

A viagem do enviado especial Flávio Dieguez é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.