Astronauta brasileiro diz que está aproveitando bem o tempo no espaço para fazer experiências

03/04/2006 - 14h28

Aline Bastos*
Enviada especial

Korolev (Rússia) – O astronauta brasileiro Marcos César Pontes disse que está aproveitando bem o tempo no espaço para fazer experiências científicas e ainda não está pensando no retorno à Terra. Em resposta a jornalistas, disse que pensa muito nos pais e nas pessoas que o ajudaram nessa conquista.

Pontes estava com bom aspecto na tela da televisão russa, no centro de controle de vôo, em Korolev, cidade próxima de Moscou. Ele manteve o tempo todo o sorriso, que virou sua marca registrada na Rússia. Tinha um aspecto "um pouco inchado", como todos os outros quatro astronautas que apareceram com ele.

"Mas isso é normal", disse o médico de Marcos Pontes, Luís Cláudio Lutiis Martins. "O inchamento se deve ao fato de que os líquidos do corpo tendem a ocupar o corpo todo quando se está no espaço. Na Terra, a gravidade puxa os líquidos para baixo", explicou.

Os astronautas da Estação Espacial Internacional concederam hoje (03) entrevista coletiva a jornalistas brasileiros, russos e americanos. Os brasileiros tiveram cinco minutos e quatro deles puderam fazer perguntas antes de o tempo se esgotar.

A viagem da enviada especial Aline Bastos é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.