Garcia diz que Brasil quer aumentar investimentos na Bolívia

02/04/2006 - 19h54

Cristiane Ribeiro
Enviada especial

Belo Horizonte - O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, reiterou hoje que o governo brasileiro quer aumentar os investimentos na Bolívia e agregar valor ao gás boliviano. Garcia, que está em Belo Horizonte participando da 47a Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), disse que agora é preciso saber o que o governo boliviano deseja fazer com a questão do gás explorado, refinado e exportado pela Petrobras.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, chega ainda hoje à capital mineira para participar do encontro do BID e se reunirá com Garcia. O assessor do presidente Lula confirmou que a questão sobre o gás boliviano será discutida com Morales, mas enfatizou que, por orientação do Ministério das Relações Exteriores, o debate deve ser conduzido longe da imprensa.

"O governo brasileiro já sabe o que quer fazer. Queremos aumentar os investimentos na Bolívia, agregar valor ao gás boliviano e reforçar nossa cooperação com aquele país. Agora temos que saber se a Bolívia também quer isso e em que condições", acrescentou.

Para a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, "o papel do Brasil é tentar criar uma situação favorável no sentido de que esse gás, respeitando a soberania e os interesses bolivianos, possa resultar em algo que leve benefícios tanto para os outros países como para a Bolívia". Dilma fez palestra sobre a economia brasileira para empresários durante a reunião do BID.