Cartilha destaca cuidados para evitar gripe aviária

02/04/2006 - 9h46

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Agricultura distribuirá esta semana cartilha de 44 páginas com informações sobre a gripe aviária e suas conseqüências. Também enfocará os cuidados adotados pelos governos federal, estaduais e municipais - em parceria com o setor privado - para evitar a entrada da doença no país.

A cartilha será enviada a entidades representativas dos criadores de aves, frigoríficos e exportadores, cooperativas, parlamentares, universidades e instituições de pesquisa e extensão rural. Além disso, o ministério terá também uma Central de Relacionamento com o público (telefone 0800 611995) para dirimir quaisquer dúvidas sobre a doença que começou na Ásia e atingiu a Europa.

De acordo com o coordenador de Sanidade Avícola do ministério, Marcelo Mota, a idéia é fazer com que as informações da cartilha sirvam como base para campanhas de esclarecimento sobre a doença, também chamada de influenza aviária. A cartilha informa, também, como os produtores devem agir em caso de suspeita da gripe aviária em seus criatórios.