Brasil e Espanha podem melhorar qualidade de vinhos

02/04/2006 - 9h46

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Pesquisadores brasileiros e espanhóis vão trabalhar em parceria para melhorar a qualidade do vinho produzido no Vale do São Francisco, entre Pernambuco e Bahia, e na região espanhola de Pamplona.

A cooperação é resultado de um convênio firmado entre a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e Câmara de Comércio e Indústria de Navarra, na Espanha. O projeto será financiado com recursos da Comunidade Econômica Européia.

No próximo mês, três pesquisadores da Embrapa participam de reuniões na Estação de Viticultura e Enologia da Espanha, para troca de experiências. Já um grupo de especialistas espanhóis virá à estação da Embrapa, em junho, visitar a área de produção de uva e vinho do Vale.

A Espanha é um dos maiores produtores de vinho do mundo, com aproximadamente 40 milhões de litros por ano. Já no Vale do São Francisco, oito vinícolas processam mais de seis milhões de litros de vinho anualmente, volume que equivale a 15% da fabricação nacional do produto.

Além de fortalecer o intercâmbio, a idéia do projeto é estruturar um serviço de transferência de informações e tecnologias a pequenas e médias empresas produtoras de uva e vinho do Vale do São Francisco e da Espanha. Outra meta é realizar experimentos agronômicos com objetivo de avaliar a adaptação de uvas européias em região semi-árida, sob sistema de irrigação, para transformação em vinhos jovens e de qualidade.