BID e BNDES terão linha de crédito adicional para infra-estrutura e insumos básicos

02/04/2006 - 20h53

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Belo Horizonte – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmaram convênio hoje (2) para criação de uma linha de crédito adicional para os setores de infra-estrutura e insumos básicos. O convênio foi assinado pelos presidentes do BNDES, Demian Fiocca, e do BID, Luis Alberto Moreno, durante os debates preparatórios da Reunião Anual do BID.

O valor da linha poderá chegar a US$ 1,5 bilhão. O BID vai conceder os empréstimos ao BNDES, que destinará os recursos para as empresas privadas e assumirá os riscos da operação. Outra forma de repassar o dinheiro será por meio de co-financiamento, no qual o risco será partilhado pelos dois bancos.

Segundo o presidente do BNDES, Demian Fiocca, a linha deve começar a funcionar nos próximos meses. Questionado se o valor da linha não é insuficiente para atender à demanda de financiamento da infra-estrutura, Fiocca alegou que o convênio é "um bom primeiro passo para atender a realidade imediata".

Os financiamentos poderão ser retirados em reais ou em moeda estrangeira, conforme o projeto. Fiocca explicou que a possibilidade do empréstimo em real vai reduzir os prejuízos com a flutuação cambial. "Uma das dificuldades de empréstimos internacionais para infra-estrutura está ligada ao fato de que a infra-estrutura tem receita ligada ao poder de compra local, do país".

Um dos projetos que vão se beneficiar com a linha é o complexo do Rio Madeira, orçado em R$ 7 bilhões. A linha precisa ainda ser aprovada pelas diretorias dos dois bancos e o governo brasileiro.