Biblioteca Arca das Letras chega a 64 comunidades rurais da Paraíba

02/04/2006 - 9h46

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O programa de implantação de pequenas bibliotecas em comunidades rurais, batizado como Arca das Letras, será inaugurado hoje em Patos, na Paraíba, e de lá será redistribuído para 64 comunidades de nove municípios vizinhos.

A informação é da assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A solenidade está marcada para às 11h30, na sede local do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Cada biblioteca é composta de 230 livros organizados e catalogados nas áreas de literatura, educação, meio ambiente, saúde, agricultura e cidadania, já disponibilizados em 1.424 comunidades de 17 estados, além de três bibliotecas no Timor Leste e uma em Cuba, no âmbito de programas de cooperação solidária.

O programa Arca das Letras se instala a partir de indicações das próprias comunidades, que determinam os assuntos de interesse local. A partir daí, em articulação com os órgãos de governo, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, são realizadas ações de incentivo às bibliotecas, com formação de agentes de leitura voluntários.

O acervo das bibliotecas pode crescer, a partir de doações, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário destaca o fato de as arcas para guarda das bibliotecas serem fabricadas em penitenciárias de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, o que reduz os custos do programa.