Astronauta brasileiro começa a desenvolver experiência de minitubos de calor

02/04/2006 - 12h15

Flávio Dieguez
Enviado especial

Moscou (Rússia) - A subgerente da Missão Centenário (nome dado pelo Brasil em homenagem a Santos Dumont, que se tornou pioneiro da aviação com seu 14 Bis, há 100 anos), Loiva Lopes Calderon, conversou hoje com o astronauta brasileiro Marcos César Pontes para saber notícias dele. Loiva é responsável pelo astronauta em relação a questões pessoais.

Ela transmitiu a Pontes a seguinte mensagem: "estamos felizes por vocês estar na ISS (a sigla em inglês da Estação Espacial Internacional). Receba abraços de todos". O astronauta respondeu que está bem e disse que dormiu, na noite passada, na sala dos experimentos. "Estou dormindo no local de trabalho", afirmou.

De acordo com a assessoria de imprensa da Missão Centenário, hoje Marcos Pontes começou a desenvolver a experiência dos minitubos de calor (MHP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A finalidade é transportar calor concentrado de uma região mais quente para outra mais fria, agindo como dispositivo de transferência em ambientes de microgravidade, de forma a ampliar sua utilização para o controle de componentes eletrônicos em ambientes espaciais. A duração do experimento é de quatro dias.

Ontem, o astronauta trabalhou nas experiências Seeds – Sementes de Feijao, da Secretaria de Educação de São José dos Campos (SP), e a Germinação de Sementes em Microgravidade, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A viagem do enviado especial Flávio Dieguez é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.