Diretor da RNP defende democratização da informática

01/04/2006 - 16h53

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A principal barreira que impede o Brasil de avançar nas áreas de ciência e tecnologia é a falta de qualificação dos brasileiros para gerar e distribuir riqueza no país. Essa é a avaliação do diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões Silva, que participou hoje (1) do encerramento da 5ª Conferência Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Empresa, realizada no Congresso Nacional. A rede foi criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

"O desafio da formação do capital humano consiste em investir em educação e na qualificação dos professores, permitindo que as gerações de novos alunos possam usufruir tudo o que é gerado no mundo e produzido no país", disse Simões em entrevista à Agência Brasil. Para ele, um dos passos para o país avançar nessas áreas é democratizar o acesso à informática. "Falta prioridade com relação a esse tema", destacou.

Apesar disso, ele avalia que o Brasil fez "progressos importantes" nas áreas de ciência e tecnologia nos últimos anos e citou o caso da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). "Ela se mostra como uma das principais empresas no segmento em que atua no mercado global, que é altamente competitivo", frisou Simões.

Para o diretor, as áreas de ciência e tecnologia estão na "base da riqueza gerada pelo país" e são "ferramentas de transformação da vida das pessoas". Observou que as inovações nessas áreas permitiram que a agricultura brasileira se tornasse competitiva. "Foi por meio da pesquisa que a Embrapa viabilizou o progresso e o desenvolvimento do Brasil nesse setor. As inovações permitiram, por exemplo, que os campos ruins fossem adaptados para plantar soja ou milho", lembrou.

Durante os três dias da 5ª Conferência foram debatidos diversos temas como agronegócio, planejamento energético e democratização da tecnologia. A 6ª Conferência Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Empresa deve ser realizada em abril de 2007 no Uruguai.