Deputada diz que país tem que investir no conhecimento para reduzir pobreza

01/04/2006 - 16h52

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), que presidiu os debates da 5ª Conferência Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Empresa, disse hoje (1), no encerramento dos trabalhos, que o encontro trouxe contribuições importantes para o setor. Ela lembrou que muitos brasileiros desconhecem a importância das inovações tecnológicas para o desenvolvimento do país e, por isso, criticam o investimento nessas áreas.

"Têm pessoas que falam que é preciso primeiro reduzir a fome para depois investir em ciência e tecnologia. Quem diz isso tem uma visão miúda de um desenvolvimento para o país. Se a gente quiser reduzir a miséria e a pobreza, tem que investir no conhecimento. Os professores e os alunos têm que ter acesso a essa modernidade, que colocaria o Brasil em um patamar muito mais competitivo", disse.

O encontro reuniu, desde a última quinta-feira (30), no Congresso Nacional, parlamentares, especialistas, acadêmicos e pesquisadores. Eles discutiram temas como agronegócio, política industrial, planejamento energético brasileiro e legislação nas áreas de ciência e tecnologia.

Ângela Guadagnin afirmou que o Congresso tem um papel importante na elaboração de leis que incentivem a inovação tecnológica. Ela disse ainda que, nos últimos anos, o governo tem investido mais nessas áreas. "Em 2002, houve um investimento no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de R$ 60 milhões. No ano passado, foram investidos mais de R$ 200 milhões", observou.

A 6ª Conferência Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Empresa deve ser realizada em abril de 2007 no Uruguai.