Coordenador da Missão Centenário lê mensagem de saudação a astronautas

01/04/2006 - 11h46

Flávio Dieguez
Enviado Especial

Moscou (Rússia) - Minutos depois de o astronauta brasileiro Marcos César Pontes ter entrado na Estação Espacial Internacional, o coordenador da Missão Centenário, Raimundo Mussi, leu mensagem de saudação a Marcos Pontes, em que considerou uma vitória do mundo inteiro sua ida ao espaço. Centenário é o nome dado pelo Brasil à missão em homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que se tornou pioneiro da aviação com seu 14 Bis, há 100 anos.

Mussi estendeu a saudação a todos os outros astronautas que estavam dentro da estação: ao russo Pavel Vinogradov e ao norte-americano Jeffrey Williams, da missão 13, que chegaram junto com Pontes; e ao americano William McArthur e ao russo Valery Tokarev, da missão 12, que já estavam na estação e vão retornar junto com Marcos Pontes na Soyuz 7, dentro de oito dias.

A seguir, a íntegra da mensagem:

"Pontes, olhe em volta. Você está na ISS (sigla de Estação Espacial Internacional, em inglês). Eu sei que este é um grande momento para você, como para todos os brasileiros. Em nome de todos os brasileiros comandados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eu desejo tudo de bom não só para você como também para tripulação das missões 12 e 13. Vocês não só representam três países, mas todo o mundo. A raça humana quer ir ao espaço, mas só há uma maneira de obtermos isso: juntos. Pontes, bola para a frente."

A viagem do enviado especial Flávio Dieguez é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.