BID estuda perdoar dívida de cinco países pobres

01/04/2006 - 19h46

Cristiane Ribeiro
Enviada especial

Belo Horizonte - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está avaliando a possibilidade de perdoar as dívidas que cinco países pobres da América Latina têm com a instituição. Segundo o secretário de Economia do México, Francisco Diaz, Honduras, Nicarágua, Bolívia, Haiti e Guiana devem cerca de US$ 3,5 bilhões.

Hoje, em Belo Horizonte, onde se realiza a 47a Reunião Anual do BID, Diaz se reuniu com o representante do Brasil no BID e ministro do Planejamento do Brasil, Paulo Bernardo, para discutir a questão. No final do encontro, o executivo mexicano disse que seu país e o Brasil aceitam perdoar a dívida desde que não tenham prejuizos, como o aumento das cotas para os financiamentos.

Enfatizou que "os acionistas do BID não podem ser prejudicados pela inadimplência dos países pobres", os quais já são socorridos pelo Fundo de Operações Especiais da instituição.

A Bolívia tem o maior percentual da dívida dos países pobres com o Banco Interamericano. O montante chega a US$ 1,6 bilhão, quase 48% do total da dívida. O ministro da Fazenda boliviano, Luis Alberto Arce Cataroca, que também se reuniu com o ministro Paulo Bernardo, disse que a Bolívia vai insistir para que a dívida seja perdoada. "Nossa posição é de pedir o perdão com base nos altos indicadores de pobreza do país".