Atingidos por barragens protestam em Belo Horizonte contra políticas do BID

01/04/2006 - 12h44

Carolina Pimentel
Enviada especial

Belo Horizonte – Cerca de três mil integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e de outros movimentos sociais realizam ato público na Praça Sete, centro da capital mineira, contra as políticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que promove reunião anual na cidade desde o dia 29.

Segundo Frei Gilvander, da Comissão Pastoral da Terra, os manifestantes querem mudanças no atual modelo energético brasileiro, no programa de agricultura familiar agroecológica e redução das tarifas públicas. O grupo vai se encontrar ainda em outro local, na Praça da Liberdade (região central), com dez manifestantes que estão em greve de fome por causa da "falta de cordialidade" dos governos municipal e estadual com os movimentos sociais.

De acordo com Frei Gilvander, os governos locais estão dificultando a realização de atos dos movimentos sociais em locais públicos. "Eles (prefeitura e estado) estão recebendo o BID com tapete vermelho. Tudo para o BID". Os seminários e encontros preparatórios do banco ocorrem no centro de convenções ExpoMinas.

O MAB chegou hoje (1) a Belo Horizonte. Eles saíram na última terça-feira (28) de Ponte Nova (MG) em marcha até a capital mineira, em um percurso de cerca de 200 quilômetros, segundo a organização. Os manifestantes iniciam hoje o I Encontro dos Movimentos Sociais Mineiros. Eles vão discutir os desafios da construção de um projeto popular para o Brasil.