Assentados do Piauí terão ensino médio com formação técnica em agropecuária

01/04/2006 - 10h30

Daniel L’acosta
Da Voz do Brasil

Brasília – Sessenta jovens e adultos de 20 assentamentos do Piauí terão a oportunidade de concluir o ensino médio com formação técnica em agropecuária. O curso, que começou neste mês, faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que visa à formação de assentados que não tiveram acesso à educação. O programa é coordenado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria Estadual de Educação e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Para o superintendente do Incra no Piauí, Ladislau João da Silva, o curso representa a evolução da educação nos assentamentos. "Nós sabemos que é preciso que se faça algo que dê prazer e vontade para que os trabalhadores continuem na terra, evitando o êxodo rural e o aumento das favelas nas cidades", afirmou. "Essas pessoas têm que aumentar o conhecimento para começar a mudar os rumos e dar uma visibilidade maior e mais qualidade para os assentamentos. E para isso é preciso valorizar a educação no campo", acrescentou.

De acordo com Ladislau Silva, o ensino médio com formação técnica em agropecuária terá duração de três anos, com carga horária de 3.900 horas-aula. "As aulas serão teóricas, práticas, oficinas, seminários e atividades culturais, além de estágio supervisionado", explicou.