Amorim destaca perspectivas de acordo entre Mercosul, Índia e União Aduaneira da África Austral

30/03/2006 - 21h33

Rio, 30/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - A conclusão de um acordo trilateral de comércio entre Mercosul, Índia e União Aduaneira da África Austral (Sacu) poderia aumentar em mais de três vezes o valor das transações comerciais do Brasil com a Índia e a África do Sul. Atualmente, esse valor gira em torno de US$ 4 bilhões.

A avaliação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que participou hoje (30), no Rio, do encerramento da 3ª reunião do Fórum Índia, Brasil e África do Sul (Ibas).

Segundo o ministro, um grupo de trabalho do Mercosul estuda atualmente como os acordos do bloco e com a Sacu e com a Índia, este último em fase de ratificação no Congresso, podem convergir para um acordo trilateral. "Nosso objetivo é chegar ao livre comércio entre essas três áreas, o que iria inclusive fortalecer a nossa posição negociadora em organismos multilaterais", disse.

Apesar de produtos agrícolas predominarem nas transações comerciais entre Brasil, Índia e África do Sul, Celso Amorim destacou o crescente comércio de componentes de valor agregado, como fármacos, aviões e equipamento de defesa, principalmente para o país africano.

O Fórum Ibas foi criado em 2003, com o objetivo de buscar maior aproximação entre os três países, discutindo temas como comércio e investimentos, ciência e tecnologia, energia, transportes e sociedade da informação.