Encontro em Brasília acompanha implementação de políticas públicas para mulheres

28/03/2006 - 21h33

Michèlle Canes e Ana Larissa Albuquerque
Da Agência Brasil

Brasília - Mais de 100 representantes de instituições governamentais, voltadas para a criação e implementação de políticas públicas para as mulheres, estão reunidos até amanhã (29) no Fórum Nacional de Políticas para as Mulheres. De acordo com a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o objetivo é acompanhar e monitorar as políticas implementadas nos estados e municípios.

"A intenção é também encontrar formas de capacitar gestoras e trabalhar com a troca de experiências entre elas. Precisamos trabalhar na institucionalização das políticas para as mulheres no âmbito dos governos municipais e estaduais", afirmou. "Serão feitas reflexões e discussões sobre a trajetória das mulheres na vida acadêmica, na produção científica e sua contribuição, e depois será elaborado um documento com recomendações e sugestões de treinamento para as gestoras", acrescentou.

Para amanhã está previsto um seminário com vários grupos e núcleos de pesquisa que atuam na área de gênero no país. "Esse seminário é o fechamento de uma etapa do programa Mulher e Ciência, uma parceria da secretaria com os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação", adiantou a ministra. O programa, explicou, inclui um edital de pesquisa no valor de 1,2 milhões, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é promover pesquisas que contribuam para maior conhecimento das questões femininas no pais e possam servir de base para a formulação de pesquisas públicas.

Serão premiados, também amanhã, os melhores trabalhos no concurso promovido pela Secretaria, de redações para o ensino médio de todo o país e monografias para estudantes de graduação com o tema Construindo a Igualdade de Gêneros.